Add parallel Print Page Options

Profecias contra Israel e Síria

Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas nada puderam contra ela. E deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim. Então, se moveu o seu coração, e o coração do seu povo, como se movem as árvores do bosque com o vento.

Então, disse o Senhor a Isaías: Agora, tu e teu filho Sear-Jasube, saí ao encontro de Acaz, ao fim do canal do viveiro superior, ao caminho do campo do lavandeiro. E dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes, por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias. Porquanto a Síria teve contra ti maligno conselho, com Efraim e com o filho de Remalias, dizendo: Vamos subir contra Judá, e atormentemo-lo, e repartamo-lo entre nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeal. Assim diz o Senhor Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá. Mas a cabeça da Síria será Damasco, e o cabeça de Damasco, Rezim; e, dentro de sessenta e cinco anos, Efraim será quebrantado e deixará de ser povo. Entretanto, a cabeça de Efraim será Samaria, e a cabeça de Samaria, o filho de Remalias; se o não crerdes, certamente, não ficareis firmes.

10 E continuou o Senhor a falar com Acaz, dizendo: 11 Pede para ti ao Senhor, teu Deus, um sinal; pede-o ou embaixo nas profundezas ou em cima nas alturas. 12 Acaz, porém, disse: Não o pedirei, nem tentarei ao Senhor. 13 Então, ele disse: Ouvi, agora, ó casa de Davi! Pouco vos é afadigardes os homens, senão que ainda afadigareis também ao meu Deus? 14 Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. 15 Manteiga e mel comerá, até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem. 16 Na verdade, antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de que te enfadas será desamparada dos seus dois reis.

17 Mas o Senhor fará vir sobre ti, e sobre o teu povo, e sobre a casa de teu pai, pelo rei da Assíria, dias tais, quais nunca vieram, desde o dia em que Efraim se separou de Judá. 18 Porque de acontecer que, naquele dia, assobiará o Senhor às moscas que há no extremo dos rios do Egito e às abelhas que andam na terra da Assíria; 19 e virão e pousarão todas nos vales desertos e nas fendas das rochas, e em todos os espinhos, e em todas as florestas.

20 Naquele dia, refará o Senhor com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés e até a barba totalmente tirará. 21 E sucederá, naquele dia, que alguém criará uma vaca e duas ovelhas. 22 E acontecerá que, por causa da abundância do leite que elas hão de dar, comerá manteiga; e manteiga e mel comerá todo aquele que ficar de resto no meio da terra. 23 Sucederá, também, naquele dia, que todo lugar em que houver mil vides do valor de mil moedas de prata será para sarças e para espinheiros. 24 Com arco e flechas se entrará nele, porque as sarças e os espinheiros cobrirão toda a terra. 25 E também a todos os montes que costumam cavar com enxadas se não irá, por causa do temor das sarças e dos espinheiros; mas servirão para se mandarem para lá os bois e para serem pisados pelas ovelhas.

Mensagem para Acaz

Quando Acaz, filho de Jotão e neto de Uzias, era rei de Judá, Rezim, rei da Síria,[a] e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, saíram para atacar Jerusalém. Contudo, não conseguiram executar seu plano.

Havia chegado à corte de Judá a seguinte notícia: “A Síria se aliou com Israel[b] contra nós!”. O coração do rei e de seu povo estremeceu de medo, como árvores se agitam numa tempestade.

Então o Senhor disse a Isaías: “Pegue seu filho, Sear-Jasube,[c] e vá encontrar-se com o rei Acaz. Ele estará no final do aqueduto que abastece o tanque superior, perto do caminho para o campo onde se lava[d] roupa. Diga a Acaz que pare de se preocupar e que não precisa ter medo da ira ardente daquelas duas brasas apagadas, Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias. É verdade que os reis da Síria e de Israel tramam contra ele e dizem: ‘Atacaremos Judá e a conquistaremos; então colocaremos o filho de Tabeal para reinar sobre Judá’. Mas assim diz o Senhor Soberano:

“Essa invasão não acontecerá;
jamais ocorrerá,
pois a Síria não é mais forte que sua capital, Damasco,
e Damasco não é mais forte que seu rei, Rezim.
Quanto a Israel, em sessenta e cinco anos,
será esmagada e completamente destruída.
Israel não é mais forte que sua capital, Samaria,
e Samaria não é mais forte que seu rei, Peca, filho de Remalias.
Se vocês não crerem com firmeza,
não permanecerão firmes”.

O sinal de Emanuel

10 Depois, o Senhor enviou esta mensagem ao rei Acaz: 11 “Peça ao Senhor, seu Deus, um sinal de confirmação. Pode ser algo difícil, alto como os céus ou profundo como o lugar dos mortos”.[e]

12 O rei Acaz, porém, respondeu: “Não porei o Senhor à prova desse modo”.

13 Então o profeta disse: “Ouçam bem, descendentes de Davi! Não basta esgotarem a paciência das pessoas? Agora também querem esgotar a paciência de meu Deus? 14 Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal. Vejam! A virgem[f] ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel.[g] 15 Quando essa criança tiver idade suficiente para escolher o bem e rejeitar o mal, comerá coalhada[h] e mel. 16 Pois, antes de a criança chegar a essa idade, as terras dos dois reis que vocês tanto temem ficarão desertas.

17 “Então o Senhor trará sobre vocês, sua nação e sua família, coisas como nunca houve desde que Israel se separou de Judá; trará contra vocês o rei da Assíria!”.

18 Naquele dia, o Senhor assobiará para chamar o exército do sul do Egito e o exército da Assíria, e eles os cercarão como enxames de moscas e abelhas. 19 Virão em grandes multidões e ocuparão as regiões férteis e também os vales desolados, as cavernas e os lugares tomados de espinhos. 20 Naquele dia, o Senhor alugará uma “navalha” que virá de além do rio Eufrates[i] — o rei da Assíria — e a usará para raspar tudo: sua terra, suas plantações e seu povo.[j]

21 Naquele dia, o camponês terá sorte se lhe sobrarem uma vaca e duas ovelhas. 22 Ainda assim, haverá leite suficiente para todos, pois restarão poucas pessoas na terra. Comerão coalhada e mel até ficarem satisfeitos. 23 Naquele dia, os vinhedos prósperos, que hoje valem mil peças[k] de prata, se tornarão terrenos cheios de espinhos e mato. 24 Toda a terra ficará coberta de espinhos e mato, e será uma região de caça cheia de animais selvagens. 25 Ninguém irá às encostas férteis das colinas, onde antes cresciam jardins, pois estarão tomadas de espinhos e mato. Ali bois e ovelhas pastarão.

Footnotes

  1. 7.1 Em hebraico, Arã; também em 7.2,4,5,8.
  2. 7.2 Em hebraico, Efraim, referência a Israel, o reino do norte; também em 7.5,8,9,17.
  3. 7.3a Sear-Jasube significa “um remanescente voltará”.
  4. 7.3b Ou branqueia.
  5. 7.11 Em hebraico, como o Sheol.
  6. 7.14a Ou a jovem.
  7. 7.14b Emanuel significa “Deus conosco”.
  8. 7.15 Ou iogurte; também em 7.22.
  9. 7.20a Em hebraico, do rio.
  10. 7.20b Em hebraico, para raspar a cabeça, os pelos das pernas e a barba.
  11. 7.23 Em hebraico, mil [siclos], cerca de 12 quilos.

Trouble with Aram

Now Ahaz was the son of Jotham, who was the son of Uzziah. When Ahaz was king of Judah, Rezin and Pekah went up to Jerusalem to fight against it. Rezin was king of Aram. And Pekah son of Remaliah was king of Israel. But they were not able to defeat the city.

A message was told to Ahaz king of Judah. It said, “The armies of Aram and Israel[a] have joined together.”

When Ahaz heard this, he and the people became very frightened. They shook with fear like trees of the forest blown by the wind.

Then the Lord told Isaiah, “You and your son Shear-Jashub should go out and talk to Ahaz. Go to the place where the water flows into the upper pool. This is on the road to the Washerman’s Field. Tell Ahaz, ‘Be careful. Be calm, and don’t be afraid. Don’t let those two men, Rezin and Remaliah’s son Pekah, scare you. Don’t be afraid of their anger and Aram’s anger. Those two men are as weak as two barely burning sticks that are ready to go out. They have made plans against you. They said, “Let’s fight against Judah and tear it apart. We will divide Judah for ourselves. We will make the son of Tabeel the new king of Judah.” But I, the Lord God, say,

Their plan will not succeed.
    It will not happen.
That is because Aram is led by the city of Damascus.
    And Damascus is led by its weak king, Rezin.
Within 65 years Israel will no longer be a nation.
Israel is led by the city of Samaria,
    and Samaria is led by its weak king, the son of Remaliah.
If your faith is not strong,
    then you will not have strength to last.’”

Immanuel—God Is with Us

10 Then the Lord spoke to Ahaz again. 11 The Lord said, “Ask for a sign to prove to yourself that these things are true. It may be a sign from as deep as the place where the dead are or as high as the heavens.”

12 But Ahaz said, “I will not ask for a sign. I will not test the Lord.”

13 Then Isaiah said, “Ahaz, descendant of David, listen very carefully! Isn’t it bad enough that you wear out the patience of people? Do you have to wear out the patience of my God also? 14 But the Lord himself will give you a sign: The virgin[b] will be pregnant. She will have a son, and she will name him Immanuel.[c] 15 He will be eating milk curds and honey when he learns to reject what is evil and to choose what is good. 16 You are afraid of the kings of Israel and Aram now. But before the child learns what is good and what is evil, the lands of Israel and Aram will be empty. 17 The Lord will bring some troubled times to you. Those troubles will come to your people and to the people of your father’s family. The Lord will bring the king of Assyria to fight against you.

18 “At that time the Lord will whistle to call for the Egyptians. And they will come like flies from the streams of Egypt. The Lord will call for the Assyrians. And they will come like bees from the land of Assyria. 19 These enemies will camp in the deep ravines and in the cliffs. They will camp by the thornbushes and watering holes. 20 The Lord will use Assyria to punish Judah. Assyria will be hired and used like a razor. It will be as if the Lord is shaving the hair from Judah’s head and legs and is shaving off Judah’s beard.

21 “At that time a person will be able to keep only one young cow and two sheep alive. 22 There will be only enough milk for that person to eat milk curds. All who remain in the land will go back to eating only milk curds and honey. 23 In this land there are now vineyards that have 1,000 grapevines. These grapevines are worth about 25 pounds of silver. But these fields will become full of weeds and thorns. 24 The land will become wild and useful only as a hunting ground. 25 People once worked and grew food on these hills. But at that time people will not go there. The land will be filled with weeds and thorns. Only sheep and cattle will go to those places.”

Footnotes

  1. 7:2 Israel Literally, “Ephraim.” Isaiah often uses “Ephraim” to mean all of Israel.
  2. 7:14 virgin The Hebrew word means “a young woman.” Often this meant a girl who was not married and had not yet had physical relations with anyone.
  3. 7:14 Immanuel This name means “God is with us.”