2 Samuel 5
O Livro
David reina sobre Israel
(1 Cr 11.1-3)
5 Representantes de todas as tribos de Israel vieram ter com David a Hebrom, oferecer-lhe a garantia da sua lealdade: “Somos do mesmo sangue que tu”, disseram. 2 “Mesmo quando Saul era o rei, tu eras o nosso verdadeiro chefe. Foi a ti que o Senhor disse: ‘Serás o pastor do meu povo de Israel. Serás o seu rei.’ ” 3 Então David fez uma aliança diante do Senhor com os anciãos de Israel ali em Hebrom e eles consagraram-no rei de Israel.
4-5 David era rei de Judá havia 7 anos e meio, desde a idade de 30 anos. Governou durante 33 anos em Jerusalém como soberano tanto de Israel como de Judá. Ao todo o seu reinado foi de 40 anos.
David conquista Jerusalém
(1 Cr 11.4-9; 14.1-2)
6 David decidiu levar as suas tropas até Jerusalém para combater os jebuseus que ali viviam. “Nunca entrarás aqui”, tinham-lhe dito. “Até os nossos cegos e coxos poderiam enfrentar-te!” Porque pensavam que estavam muito seguros. 7 No entanto, David e os seus homens derrotaram-nos e capturaram a fortaleza de Sião, agora chamada Cidade de David.
8 Quando a mensagem insultuosa dos defensores da cidade chegou ao conhecimento de David, este dissera aos soldados: “Subam através do túnel de abastecimento de água à cidade e destruam esses tais cegos e coxos que eu aborreço.” E esta é a origem do ditado “Nem cego nem coxo entrará aqui!” 9 David estabeleceu-se na fortaleza de Sião; por isso, passou a chamar-se Cidade de David. Começando no velho bairro da cidade chamado Milo, empreendeu uma série de construções, do norte em direção ao centro da cidade. 10 David tornou-se cada vez mais famoso e poderoso, porque o Senhor, o Deus dos exércitos, estava com ele.
11 O rei Hirão, de Tiro, enviou mensageiros a David e muita madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros para a construção de um palácio para David. 12 David deu-se conta da razão por que o Senhor o tinha feito rei e tinha tornado o seu reino tão prestigiado: por amor ao seu povo.
Outros filhos de David
(1 Cr 3.5-8; 14.3-7)
13 Após se ter mudado de Hebrom para Jerusalém, David teve outras mulheres e concubinas, de quem teve muitos filhos e filhas. 14 São estes os que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 15 Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, 16 Elisama, Eliada e Elifelete.
David derrota os filisteus
(1 Cr 14.8-17)
17 Quando os filisteus ouviram que David tinha sido consagrado rei de Israel, mobilizaram as suas forças e saíram para o capturar; ao tomar conhecimento, David refugiou-se na fortaleza. 18 Os filisteus chegaram e espalharam-se pelo vale de Refaim. 19 David perguntou ao Senhor: “Deverei sair e lutar contra eles? Entregá-los-ás nas minhas mãos?” E o Senhor respondeu: “Sim, podes avançar, porque hei de entregá-los.”
20 David atacou-os em Baal-Perazim e derrotou-os. E exclamou: “O Senhor abriu uma brecha como num dique para derrubar os meus inimigos diante de mim!” Por isso, chamou àquele lugar Baal-Perazim (Senhor das brechas). 21 Por essa altura, David e as suas tropas confiscaram muitos ídolos que os filisteus tinham abandonado.
22 Os filisteus tornaram a tomar posições de luta contra os israelitas e espalharam-se pelo vale de Refaim. 23 Quando David voltou a perguntar ao Senhor o que devia fazer, foi esta a resposta: “Desta vez não os ataques de frente. Vai por detrás e aparece-lhes por entre as amoreiras. 24 Quando ouvires um barulho como de gente marchando por de cima das copas das amoreiras, então ataca! Pois esse será o sinal de que o Senhor irá à tua frente e destruirá o exército dos filisteus.” 25 David fez segundo as instruções dadas pelo Senhor e destruiu os filisteus desde Geba a Gezer.
2 Samuel 5
Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version
Davi é consagrado rei de todo Israel
5 Todas as tribos de Israel se apresentaram diante de Davi em Hebrom para lhe dizer:
—Somos da mesma família, temos o mesmo sangue. 2 Mesmo quando Saul era o nosso rei, era você quem nos dirigia nas batalhas. E o SENHOR também lhe disse: “Você será o pastor do meu povo, Israel, e reinará sobre ele”.
3 Então os líderes de Israel se reuniram com o rei Davi em Hebrom. Ali o rei Davi fez uma aliança com eles, diante do SENHOR, e os líderes o consagraram rei de Israel. 4 Davi tinha trinta anos quando começou a reinar, e reinou durante quarenta anos. 5 Em Hebrom, foi rei de Judá durante sete anos e meio e, em Jerusalém, foi rei de todo Israel e Judá durante trinta e três anos.
6 O rei e os seus soldados atacaram os jebuseus, que moravam em Jerusalém. Os jebuseus disseram a Davi:
—Você não entrará nesta cidade![a] Até os cegos e os coxos a podem defender!
Diziam isso porque não acreditavam que Davi pudesse entrar na cidade. 7 Mas Davi conquistou a fortaleza de Sião, que passou a se chamar Cidade de Davi. 8 Nesse dia Davi disse aos seus soldados:
—Quem quiser atacar os jebuseus, esses cegos e coxos que eu odeio, terá que entrar pelo canal da água.[b] (É por isso que se diz: “Nenhum cego nem coxo entrará na casa[c]”.)
9 Depois Davi passou a morar na fortaleza e lhe deu o nome de Cidade de Davi. Construiu uma muralha desde Milo até o palácio[d]. 10 Davi se fortalecia mais e mais porque o SENHOR Todo-Poderoso estava com ele. 11 Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, os quais lhe trouxeram toras de madeira de cedro, juntamente com carpinteiros e pedreiros para construir uma casa para ele. 12 Então Davi compreendeu que o SENHOR o tinha confirmado como rei de Israel, e que tinha feito com que o seu reino fosse importante, pelo amor que tinha ao seu povo Israel.
13 Quando Davi mudou de Hebrom para Jerusalém, arranjou mais esposas,[e] com as quais teve mais filhos e filhas. 14 Estes são os nomes dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão, 15 Ibar, Elisua, Nefegue, Jafia, 16 Elisama, Eliada, Elifelete.
Davi luta contra os filisteus
17 Quando os filisteus souberam que Davi tinha sido consagrado rei de Israel, foram procurá-lo para matá-lo. Mas Davi ficou sabendo dos seus planos e foi para a fortaleza, em Jerusalém. 18 Os filisteus acamparam no vale de Refaim. 19 Então Davi perguntou ao SENHOR:
—Devo atacar os filisteus? O Senhor me dará a vitória?
O SENHOR disse:
—Sim, eu lhe darei a vitória.
20 Então Davi foi para Baal-Perazim e venceu os filisteus. Depois ele disse:
—Como uma enchente que destrói tudo, assim o SENHOR destruiu os meus inimigos.
Por isso Davi chamou aquele lugar de Baal-Perazim[f]. 21 Os filisteus abandonaram as estátuas dos seus deuses, e Davi e os seus homens as levaram com eles.
22 Os filisteus acamparam de novo no vale de Refaim. 23 Davi consultou o SENHOR, e ele respondeu:
—Não ataque pela frente. Rodeie-os e ataque-os pela parte de trás, do outro lado das árvores do bálsamo. 24 Assim que você ouvir, por cima das amoreiras, o rumor de pessoas marchando, ataque imediatamente. Esse é o momento em que o SENHOR irá na sua frente para vencer os filisteus.
25 Davi obedeceu ao SENHOR e derrotou os filisteus. Ele os perseguiu desde Gibeom[g] até Gezer.
Footnotes
- 5.6 Você (…) cidade Era difícil capturar a cidade de Jerusalém porque estava construída sobre uma colina e rodeada de muralhas.
- 5.8 Quem quiser (…) canal da água Ou “Todo aquele que atacar os jebuseus que suba pelo canal”. Aqui pode referir-se a um túnel ou canal que passava pela cidade. O túnel conduzia o riacho de Giom, o qual estava fora das muralhas da cidade.
- 5.8 casa Ou “templo” ou “palácio real”. Como a lei de Moisés tinha proibido que as pessoas mutilassem o seu corpo, os mancos e os cegos tinham sido proibidos de entrar no templo. Ver Lv 21.18.
- 5.9 desde Milo até o palácio Ou “desde o aterro até a casa” ou “do aterro para dentro”.
- 5.13 mais esposas Eram esposas de diferente status, mas esposas legítimas. Ver nota em 2Sm 3.7.
- 5.20 Baal-Perazim Significa “o SENHOR destrói”.
- 5.25 Gibeom De acordo com LXX e em 1Cr 14.16. O TM tem: “Geba”.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.
© 1999, 2014, 2017 Bible League International