Êxodo 25-29
O Livro
Ofertas para o tabernáculo
(Êx 35.4-9)
25 O Senhor disse a Moisés: 2 “Diz ao povo de Israel que quem quiser pode trazer-me uma oferta, se o seu coração se sentir movido a isso; 3 estas são as ofertas que podem receber:
ouro, prata ou bronze;
4 tecido azul, púrpura e vermelho, feito de linho fino retorcido
ou de pelo de cabra;
5 peles de carneiro tingidas de vermelho e curtidas, peles de couro fino[a];
madeira de acácia;
6 azeite para os candeeiros;
especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático;
7 pedras de ónix e pedras para serem usadas no éfode e no peitoral.
8 Pois pretendo que o povo de Israel me faça um santuário no qual eu possa viver no meio deles. 9 Esta minha casa será uma tenda, um tabernáculo. Mostrar-te-ei o plano para a sua construção e os detalhes para o fabrico de cada objeto.
A arca
(Êx 37.1-9)
10 Com madeira de acácia farás uma arca de 125 centímetros de comprimento, 75 centímetros de largura e 75 centímetros de altura. 11 Revesti-la-ás de ouro puro por dentro e por fora. Pôr-lhe-ás uma moldura em toda a volta, também em ouro. 12 Molda quatro argolas de ouro, que fixarás aos seus quatro cantos, duas argolas de cada lado. 13 Faz varas de madeira de acácia revestidas de ouro 14 e mete-as nas argolas nos lados da arca, para poder ser transportada. 15 Estas varas permanecerão sempre nas argolas. Nunca deverão ser tiradas. 16 Colocarás no seu interior as placas de pedra que te darei como testemunho.
17 Faz uma tampa de ouro puro, um propiciatório, de 125 centímetros de comprimento, por 75 de largura.
18 Moldarás dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, e os porás um em cada extremidade da tampa da arca. 19 Eles serão moldados de forma a fazer com essa tampa, que é o propiciatório, uma só peça. 20 Os querubins estarão virados um para o outro, olhando para baixo, para o propiciatório. Terão as asas estendidas cobrindo o propiciatório.
21 Coloca a tampa sobre a arca e, no interior desta, o testemunho que te darei. 22 Ali me encontrarei contigo e te falarei, de cima do propiciatório, por entre os querubins que estão sobre a arca do testemunho. Nesse lugar te darei os meus mandamentos para o povo de Israel.
A mesa
(Êx 37.10-16)
23 Também farás uma mesa de madeira de acácia com 1 metro de comprimento, 50 centímetros de largura e 75 de altura. 24 Reveste-a com ouro puro e faz-lhe uma moldura de ouro em volta. 25 Põe-lhe também uma coroa de ouro de 7 centímetros de altura à volta da mesa. 26 Faz quatro argolas de ouro e coloca-as nos cantos exteriores das quatro pernas da mesa, 27 junto ao tampo. Estas argolas são para as varas com que será transportada. 28 Faz as varas de madeira de acácia revestidas de ouro, pois através delas, a mesa será transportada. 29 Faz pratos, colheres, jarros e taças, tudo em ouro puro, 30 e sobre a mesa coloca o pão da Presença, o qual deve estar sempre diante de mim.
O candelabro
(Êx 37.17-24)
31 Farás um candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. Todo ele, mais os seus ornamentos, serão de uma só peça: a base, as hastes, os cálices e os botões em forma de flores de amendoeira. 32 O candelabro terá seis hastes, três para cada lado. 33 Em cada uma das hastes haverá três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 34 A haste central do candelabro será decorada com quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; uma entre cada saída das hastes laterais. 35 Igualmente o pé, no meio do candelabro, será decorado com flores de amendoeira, uma flor sob a saída de cada um dos três pares de hastes laterais e uma outra na extremidade. 36 Toda esta decoração e as hastes deverão ser uma só peça de ouro puro, trabalhado a martelo.
37 Depois farás sete lâmpadas para este candelabro. Fá-las-ás de forma a que iluminem para a frente dele. 38 As peças com que se espevitarão as luzes, como as que servirão para as apagar, serão também feitas de ouro puro. 39 Precisarás de 34 quilos de ouro puro para o candelabro e seus acessórios.
40 Certifica-te de que farás tudo de acordo com o modelo que te mostrei aqui na montanha.
O tabernáculo
(Êx 36.8-38)
26 1-2 Faz a tenda, o tabernáculo, com dez véus de linho fino colorido, com 14 metros de comprimento por 2 de largura. Serão das seguintes cores: azul-violeta, púrpura e vermelho vivo. Neles haverá querubins artisticamente bordados. 3 Junta cinco desses véus, lado a lado, de maneira a formarem duas longas peças retangulares. 4 Emprega laços azuis para poder juntar estas duas peças lado a lado. 5 Terá de haver cinquenta pares de laços azuis para prender as duas extremidades. 6 E terá que haver igualmente cinquenta colchetes de ouro para poder atar os laços, de forma a que o tabernáculo, a morada de Deus, fique todo de uma só peça unida.
7 A sua cobertura será de mantas de pelo de cabra. Terá de haver onze dessas cobertas, 8 cada uma com 15 metros de comprimento por 2 de largura. 9 Juntarás cinco delas, sobre uma secção da largura da tenda, e outras para a outra parte da largura, de forma a que a sexta coberta caia, em forma de véu, sobre a frente do tabernáculo. 10 Emprega laços nas bainhas de cada uma destas duas grande peças, para poder depois juntá-las com cinquenta colchetes de bronze. 11-14 Assim ficará uma só grande coberta. Terão de ficar 50 centímetros desta cobertura caindo para o lado de trás da tenda e outro tanto para cada lado. Por cima desta peça será colocada uma coberta de peles de carneiro, tingida de vermelho, e sobre esta ainda uma outra de peles de couro fino. Assim será a cobertura da tenda.
15 Toda a estrutura desta tenda sagrada será de madeira de acácia. 16 Cada tábua terá 5 metros de altura por 75 centímetros de largura 17 e será colocada ao alto, com uma ranhura numa extremidade, para poder encaixar na tábua seguinte. 18 O lado sul da tenda será formado por vinte destas tábuas, 19 que ficarão assentes em quarenta bases de prata. Cada tábua terá duas dessas bases. 20 Do lado norte também haverá vinte tábuas, 21 com as suas quarenta bases de prata, duas bases sob cada tábua. 22 Mas do lado ocidental serão apenas seis tábuas. 23 Em cada canto serão postas duas tábuas. 24 Estas duas tábuas de canto estarão presas entre si por meio de argolas. 25 Ao todo haverá oito tábuas nos cantos da construção, com dezasseis bases de prata, duas bases para cada tábua.
26 Farás também barras de madeira de acácia que prendam as tábuas e fiquem atravessadas de um lado ao outro, 27 cinco traves para cada lado do tabernáculo, assim como mais cinco para a retaguarda, do lado do ocidente. 28 A barra do meio, que ficará a meia altura das tábuas, atravessá-las-á de uma ponta à outra. 29 As tábuas serão cobertas de ouro. As argolas por onde passarão as traves e que as suportarão serão feitas de ouro. As traves estarão igualmente revestidas de ouro.
30 Levantarás esta tenda, o tabernáculo, conforme o modelo que te mostrei no monte.
31 Depois farás um véu de azul, púrpura, vermelho, de linho fino retorcido, com querubins artisticamente bordados no tecido. 32 Este véu ficará suspenso em quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro, por meio de quatro ganchos de ouro. Os pilares assentarão em quatro bases de prata. 33 Colocarás o véu nos ganchos e por detrás dele ficará a arca que contém as placas de pedra onde está gravada a Lei de Deus. O véu ficará assim a separar o lugar santo do lugar santíssimo.
34 A seguir, instalarás o propiciatório, isto é, a tampa de ouro da arca do testemunho, no lugar santíssimo. 35 Põe a mesa do lado de fora do véu, diante dele, o candelabro ao lado da mesa, de forma a que esta fique do lado norte do tabernáculo, em relação ao candelabro que ficará a sul.
36 Farás também outro véu para a entrada da tenda sagrada, artisticamente bordado com fino linho retorcido, azul, púrpura e vermelho. 37 Suspende este véu em cinco postes revestidos de ouro, por meio de ganchos de ouro, uma base de bronze para cada poste.
O altar para o holocausto
(Êx 38.1-7)
27 Com madeira de acácia farás também um altar de 2,5 metros de lado e 1,5 metros de altura. 2 Porás chifres nos quatro cantos do altar, os quais ficarão muito bem fixados, de forma a fazerem um só corpo com o altar. Revestirás tudo de bronze. 3 E todos os seus utensílios serão igualmente em bronze: os recipientes para recolher as cinzas, as pás, as bacias, os garfos e os ganchos. 4 O altar terá também uma grelha com argolas nos cantos. 5 Ficará pendurado a meia altura da caixa interior do altar. 6 Para poder deslocar este altar farás varas de madeira de acácia, revestidas de bronze, 7 que passem por argolas de cada lado do altar, para ser transportado. 8 Este deverá ser oco, e feito de pranchas, como te foi mostrado no monte.
O pátio
(Êx 38.9-20)
9 Seguidamente, farás um pátio para o tabernáculo, cercado por véus de linho fino retorcido. A sul, os véus medirão 50 metros 10 e ficarão suspensos por vinte postes, os quais estarão assentes em vinte bases de bronze. Os véus estarão pendurados em ganchos de prata os quais estarão presos a pequenas hastes de prata ligadas aos postes. 11 Será o mesmo quanto ao lado norte do pátio: 50 metros de véus, seguros por vinte postes assentes em bases de bronze, com ganchos e hastes de prata. 12 O lado ocidental terá 25 metros de largo com dez postes e dez bases. 13 O lado oriental terá igualmente 25 metros, mas da seguinte maneira: 14-15 7,5 metros de véus de cada lado da entrada, suspensos por três postes, embutidos em três bases.
16 A entrada do pátio terá um véu de 10 metros de largo, com artísticos bordados com linho fino retorcido, a azul, púrpura e vermelho, sustentado por quatro colunas com quatro bases. 17 Todos os postes à volta do pátio deverão estar ligados entre si com varas de prata. Os ganchos serão de prata, e todos os postes embutidos em sólidas bases de bronze. 18 Assim, o pátio terá 50 metros de comprimento, por 25 de largura, com paredes de véus de 2,5 metros de altura, feitos com linho fino retorcido, e as suas bases, de bronze.
19 Todos os utensílios utilizados no serviço do tabernáculo, incluindo os pregos e as cavilhas para pendurar na parede os diferentes objetos, serão feitos de bronze.
Óleo para as lâmpadas
(Lv 24.1-4)
20 Dá instruções ao povo para que te traga azeite puro para ser usado nas lâmpadas do tabernáculo, para que estejam ardendo continuamente. 21 Aarão e os seus filhos colocarão esta chama eterna no lado de fora do véu que está junto à arca do testemunho, na tenda do encontro, e ocupar-se-ão dela de forma a que brilhe toda a noite diante do Senhor, sem nunca se apagar. Isto é uma lei que nunca será alterada em todas as gerações dos filhos de Israel.
Vestimentas para os sacerdotes
(Êx 39.1)
28 Consagra o teu irmão Aarão e os seus fihos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar, para me servirem como sacerdotes.
2 Faz fatos especiais para Aarão, que indiquem a sua separação para Deus e que pela beleza e ornamentação porão em relevo a dignidade deste serviço. 3 Dá instruções àqueles a quem dei especial habilidade como costureiros, que lhe confecionem vestuário que o consagre para Deus, à parte dos outros, de forma a que possa prestar-me serviço na função de sacerdote. 4 Esta é a roupa que ele há de ter: um peitoral, um éfode, um manto, uma túnica bordada a cores, um turbante e um cinto. Farão igualmente vestimentas especiais para os filhos de Aarão a fim de que possam servir-me na função de sacerdotes. 5 As vestes serão feitas com fio azul, púrpura e vermelho e linho fino.
O éfode
(Êx 39.2-7)
6 O éfode será confecionado pelos mais hábeis artífices e nele empregarão fio azul, púrpura e vermelho de linho fino retorcido. 7 Consistirá em duas peças para os ombros, ligadas nas extremidades. 8 O cinto será do mesmo material: usarão fios de ouro, azul, púrpura e vermelho de linho fino retorcido. 9 Toma duas pedras de ónix e grava nelas os nomes das tribos de Israel. 10 Seis nomes em cada uma, de forma a que todas as tribos fiquem aí mencionadas na ordem do nascimento dos seus patriarcas. 11 Quando gravares estes nomes emprega a mesma técnica dos gravadores de pedra ao fazerem selos. As pedras serão engastadas em ouro. 12 Liga-as às ombreiras do éfode como lembrança para os filhos de Israel: Aarão levará os nomes destes para memória diante do Senhor. 13 Serão igualmente feitas duas cadeias de ouro puro, 14 retorcido, ligadas a colchetes de ouro puro, sobre as ombreiras do éfode.
O peitoral
(Êx 39.8-21)
15 Seguidamente, farás o peitoral que será usado para decisões. Será obra de hábeis artífices. Usarás fio de linho fino retorcido, em dourado, azul, púrpura e vermelho, tal como fizeste para o éfode. 16 Este peitilho será de dois panos, unidos de forma a formarem uma bolsa. 17 Prende-lhe quatro filas de pedras preciosas: na primeira um rubi, um topázio e um berilo. 18 Na segunda uma esmeralda, uma safira e um diamante. 19 Na terceira uma opala, uma ágata e uma ametista. 20 Na última um topázio, um ónix e um jaspe, todas elas engastadas em ouro. 21 Cada pedra representa uma das tribos de Israel, cujo nome será gravado nela como um selo.
22 Prende a parte superior do peitoral ao éfode por meio de duas cadeias de ouro puro entrançadas. 23-25 A extremidade de cada cadeia estará presa a um anel de ouro, em cada canto superior do peitoral, e a outra extremidade prender-se-á às ombreiras do éfode. 26 Farás mais dois anéis de ouro que porás nas duas extremidades inferiores da parte de dentro do peitoral. 27 Farás igualmente dois outros anéis de ouro que porás na bainha inferior do éfode junto ao cinto. 28 Então prenderás a extremidade do peitoral aos anéis do éfode por meio de laços azuis. Isto evitará que o peitoral se separe do éfode.
29 Desta forma, Aarão levará os nomes das tribos de Israel sobre o peitoral, sobre o seu coração, quando entrar no lugar santo. Será um memorial contínuo na presença do Senhor. 30 Porás dentro da bolsa do peitoral o urim e o tumim[b], para que Aarão os leve sobre o seu coração, quando for apresentar-se perante o Senhor. Assim terá sempre sobre si o juízo de Deus, junto do seu coração, quando se apresentar ao Senhor.
Outras vestes sacerdotais
(Êx 39.22-26, 30-31)
31 Seguidamente, farás o manto do éfode em tecido azul, 32 com uma abertura para deixar passar a cabeça. As bainhas desta abertura terão uma faixa tecida como uma armadura de malha, para que não se rasgue. 33-34 Nas suas bainhas estarão bordadas romãs azuis, púrpuras e vermelhas, alternando com campainhas de ouro. 35 Aarão vestirá este manto sempre que estiver servindo o Senhor. As campainhas ouvir-se-ão quando ele entrar e sair da presença do Senhor, no lugar santo, e dessa forma não morrerá.
36 Também farás uma chapinha de ouro puro e nela gravarás: consagrado ao Senhor. 37 Esta chapinha estará ligada à parte da frente do turbante de Aarão por meio duma fita azul. 38 Dessa forma, Aarão a trará na sua fronte e levará a culpa no que diz respeito às ofertas do povo de Israel. Deverá trazê-las sempre quando for à presença do Senhor, de forma a que o povo seja aceite.
39 Ele vestirá também uma túnica feita de linho fino retorcido. Farás ainda um turbante deste mesmo linho e um cinto bordado. 40 Para os filhos de Aarão, da mesma forma, farás túnicas, cintos e turbantes, como sinal de honra e respeito. 41 Veste Aarão e os seus filhos com estas peças e consagra-os à sua santa atividade, ungindo-lhes a cabeça com azeite, santificando-os para serem sacerdotes ao meu serviço.
42 Farás também calções de linho, para que os usem junto ao corpo, cobrindo-os desde os rins até aos joelhos. 43 Devem vestir isto, tanto Aarão como os seus filhos, sempre que entrarem na tenda do encontro, ou quando se chegarem ao altar para ministrarem no santuário, para que não se tornem culpados e não morram. Isto é um estatuto perpétuo tanto para Aarão como os seus descendentes.
A consagração dos sacerdotes
(Lv 8.1-36)
29 Será assim a cerimónia da consagração de Aarão e dos seus filhos como sacerdotes: tomarás um novilho e dois carneiros sem defeito, 2 assim como pão sem fermento e bolos de farinha também sem fermento, amassados com azeite, e bolachas feitas igualmente sem fermento, untadas de azeite. Usarás farinha de trigo fina. 3-4 Porás o pão num cesto e o trarás com o novilho e os dois carneiros até à entrada da tenda do encontro. Aí lavarás com água Aarão e os seus filhos. 5 Depois vestirás a túnica a Aarão e o manto; pôr-lhe-ás o éfode e o peitoral com o cinto. 6 Colocarás na sua cabeça o turbante com a placa sagrada em ouro. 7 Depois pegarás no óleo de unção e verterás sobre a sua cabeça. 8-9 Seguidamente, porás aos filhos as túnicas, com os cintos entrelaçados, e colocarás os turbantes nas suas cabeças. Deste modo lhes darás plena autoridade e o sacerdócio lhes pertencerá por direito perpétuo.
10 Depois trarás o novilho até à tenda do encontro. Aarão e os seus filhos porão as mãos em cima dele. 11 A seguir, matá-lo-ás perante o Senhor à entrada da tenda do encontro. 12 Porás do seu sangue sobre as pontas do altar com o teu dedo e deitarás o resto na base do altar. 13 Depois tomarás a gordura que cobre as partes interiores, assim como a vesícula biliar e os dois rins com as gorduras, e queimarás tudo sobre o altar. 14 Depois disso, pegarás no corpo, com a pele e as fezes, e os queimarás fora do acampamento, como um sacríficio pelo pecado.
15 A seguir, Aarão e os seus filhos deverão pôr as mãos sobre a cabeça de um dos carneiros. 16 Depois matarás o carneiro e o seu sangue deverá ser recolhido e posto nas pontas do altar. 17 Parte o carneiro e lava-lhe as entranhas e as pernas. Coloca estas com a cabeça e as outras partes do corpo sobre o altar 18 e queima tudo. É um holocausto ao Senhor, que lhe é muito agradável, oferta queimada ao Senhor.
19 Seguidamente, pegarás no outro carneiro. Aarão e os seus filhos deverão pôr-lhe as mãos em cima. 20 Depois de matares o carneiro, recolhe o sangue e põe um pouco sobre o lóbulo da orelha direita de Aarão e dos filhos, assim como nos seus dedos polegares, tanto da mão direita como do pé direito. O resto do sangue salpicarás sobre o altar. 21 Depois apanharás um pouco do sangue que está sobre o altar, misturarás com uma porção de óleo da unção e aspergirás sobre Aarão e os seus filhos, assim como sobre a sua roupa. Dessa forma, tanto eles como o vestuário, serão santificados.
22 Depois pegarás em todas as partes do carneiro que têm gordura, a cauda, as entranhas, a vesícula, os dois rins, tal como a gordura que está à volta dessas partes, e ainda a coxa direita, porque este é o carneiro para a consagração de Aarão e dos seus filhos, 23 e ainda um pão, um bolo de pão com azeite e uma bolacha, do cesto dos pães sem fermento que estiverem diante do Senhor.
24 Colocarás tudo nas mãos de Aarão e dos seus filhos, para oferecerem com um gesto de apresentação cerimonial ao Senhor. 25 Seguidamente, os tomarás das suas mãos e os queimarás sobre o altar. É um holocausto ao Senhor, que lhe é muito agradável, oferta queimada ao Senhor. 26 Depois pegarás no peito do carneiro da consagração de Aarão e oferecerás com o gesto de apresentação cerimonial ao Senhor. Esta será a tua parte. 27 Darás o peito e a coxa deste carneiro, com um gesto de apresentação cerimonial, a Aarão e aos seus filhos.
28 O povo de Israel deverá sempre contribuir com esta porção dos seus sacrifícios, sejam ofertas de pacificação ou de reconhecimento, como uma contribuição para o Senhor.
29 O vestuário sagrado de Aarão será reservado para a consagração do seu filho que lhe suceder, e isto de descendência em descendência, para a cerimónia da unção. 30 Seja quem for o próximo sumo sacerdote depois de Aarão, usará essas vestimentas durante sete dias, antes de iniciar o seu ministério na tenda do encontro e no lugar santo.
31 Tomarás o carneiro da consagração, o carneiro usado na cerimónia da investidura sagrada, e cozerás a sua carne no lugar sagrado. 32 Aarão e os seus filhos comerão desta carne assim como do pão que está no cesto à porta da tenda do encontro. 33 Só eles poderão comer estes alimentos que foram usados na sua expiação, na cerimónia da sua consagração. 34 Se ficar até à manhã seguinte alguma carne ou algum pão da consagração, queima-os. Não deverão ser comidos, porque se trata de comida santa.
35 Esta é pois a forma como consagrarás Aarão e os filhos para os seus ofícios. Esta cerimónia prolongar-se-á por sete dias. 36 E em cada dia sacrificarás um novilho como sacrifício de expiação do pecado. Depois purificarás o altar, fazendo a expiação sobre ele. Ungi-lo-ás com óleo, para que seja santificado. 37 Durante esses sete dias, em cada dia farás expiação sobre o altar para o santificar. E assim se tornará santíssimo. Dessa forma, tudo o que tocar nele será santo.
Sacrifícios diários
(Nm 28.1-8)
38 Em cada dia oferecerás sobre o altar dois cordeiros de um ano. 39 Isto se fará perpetuamente. Um dos cordeiros será oferecido de manhã e o outro pela tarde. 40 Com um deles oferecerás 2,2 litros de fina flor de farinha, misturada com um litro de azeite de oliveira, e ainda um litro de vinho como oferta. 41 Quanto ao outro cordeiro, oferecê-lo-ás à tarde, com farinha e com a oferta de vinho, tal como o da manhã. Será uma oferta queimada, de cheiro suave, para o Senhor.
42 Isto será uma oferta diária contínua à porta da tenda do encontro, perante o Senhor, onde me encontrarei com todos vocês, israelitas, e falarei contigo. 43 Aí me encontrarei com o povo de Israel, e o tabernáculo será santificado pela minha glória. 44 Sim, santificarei a tenda do encontro e o altar, assim como Aarão e os seus filhos, que são meus ministros, meus sacerdotes. 45 Viverei no meio do meu povo Israel e serei o seu Deus. 46 Verão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os tirou do Egito, para que possa viver entre eles. Eu, o Senhor, é que sou o seu Deus.
Footnotes
- 25.5 Acerca deste tipo de pele, o termo hebraico tem significado incerto. Pode significar couro à base de pele de um animal mamífero marinho, provavelmente o dugongo, ou significar um tipo fino e duradouro de couro, à base de animais que foram domesticados.
- 28.30 Urim e tumim eram objectos utilizados para se conhecer a vontade de Deus, por tiragem à sorte. Cf. Nm 27.21; Lv 8.8; Dt 33.8; 1 Sm 14.41; 28.6; Esd 2.63; Ne 7.65.
O Livro Copyright © 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.